Entrevista: Paula Pimenta

É com enorme prazer que trago aqui para vocês a primeira entrevista do blog.  
E a entrevistada é ninguém mais ninguém menos que...



Paula pimenta


Paula Pimenta é uma menina que já passou da infância, mas ainda se sente assim. Menina. Talvez por ela gostar tanto de chocolate, animais, músicas infantis e tudo o mais que faz com que as pessoas pensem que ela está sempre no mundo da lua… Ela vive lá mesmo. Em uma dimensão paralela feita de sonhos e doce de leite, onde nenhum mal tem permissão para entrar.


A Paula é publicitária não praticante; professora de música por necessidade; cantora, atriz e escritora por vontade. Mas não tem a menor idéia de onde vai estar daqui a 10 anos (ela espera que seja dando a volta ao mundo dentro de um balão)...



Biquinho's: Com quantos anos você percebeu que gostava de escrever?
Paula Pimenta: Acho que desde que aprendi a escrever! Minha matéria preferida sempre foi Português e eu sempre tirava total nas redações. Na época do vestibular resolvi fazer Jornalismo, exatamente pra poder trabalhar escrevendo. Mas depois acabei transferindo de curso, resolvi fazer Publicidade, pois eu queria poder ser um pouco mais criativa.

B: Como surgiu a ideia de escrever o livro “Fazendo meu filme”?
P: Foi meio de repente. Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio, elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o capítulo dois do livro). Quando comecei a escrever, eu nem tinha ideia do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para ficar com ele. As características dela, como a paixão por cinema, surgiram um pouco depois também.

B: Tem como você dar uma adiantadinha no que irá acontecer no livro ''Fazendo meu filme 3''?
P: Agora, a Fani vai ter que amadurecer ainda mais. Ela vai ter que estudar para o vestibular, vai ter que readaptar à antiga vida e, como consequência disso, passar por alguns conflitos familiares. Vai conhecer o Leo de uma forma diferente (como namorado) e vai ter que viver situações inteiramente novas por causa disso. Os personagens que apareceram nos dois primeiros livros irão continuar no terceiro, em maior ou menor grau.

B: Você pretende escrever  o livro ''Fazendo meu filme 4''?
P: Pretendo, sim! Ele vai ser o último da série.

B: Quais seus livros favoritos? Você tem um escritor preferido?
P: Meus livros favoritos são os da trilogia “Griffin e Sabine”, de Nick Bantock. Mas minhas escritoras preferidas são a Meg Cabot e a Martha Medeiros.

B: Você se inspirou em pessoas do seu dia-a-dia para criar os personagens dos seus livros?
P: Eu peguei algumas características de pessoas que eu conheço e coloquei nos personagens, mas não todas. A Fani se parece um pouquinho comigo, especialmente na timidez, no jeito sonhador, na introversão… A Gabi é um “mix” de várias amigas minhas, o Leo se parece um pouco com o meu melhor amigo de adolescência, que tinha mania de gravar músicas pra dar de presente… Mas realmente são apenas pequenos detalhes que eu incluí nos personagens, a maior parte da personalidade deles eu criei.

B: Quais as caracteristicas que você tem em comum com a Fani?
P: Além das que eu citei na pergunta anterior, eu também sou romântica e louca por cinema. Mas a Fani é bem mais parecida com o que eu sou agora, do que com a adolescente que eu era aos 16 anos (a idade da Fani no primeiro livro). Ao contrário dela, eu não parava em casa, vivia indo a festas e tinha milhões de amigos. Atualmente eu sou bem mais caseira.

B: Vi uns vídeos seus no YouTube e descobri que você gosta de cantar, não é verdade? Você trocaria a vida de escritora por uma de cantora?
P: Que pergunta difícil! Acho que eu não consigo escolher qual vida eu preferiria. Na verdade, durante um tempo, eu tentei levar a música e a escrita lado a lado. Mas com a popularidade de “Fazendo meu filme” acabei tendo que optar, os livros e a divulgação deles tem me exigido muito... Eu costumava me apresentar em alguns barzinhos de BH, mas já tem um ano que eu não faço isso, por pura falta de tempo mesmo. Eu também sou compositora e espero um dia poder me dedicar novamente à música, mas sem largar a escrita.

B: Qual é o seu filme preferido?
P: Difícil dizer um só... Vou citar três: De repente 30, A dona da história, 10 coisas que eu odeio em você.

B: Se sua vida fosse um filme, qual seria?
P: Acho que nenhum já filmado... Como já diria a Fani: “Nenhum filme é melhor do que a própria vida!”

B: Quer deixar algum recadinho?
P: Gostaria convidar a todos que leram e gostaram de “Fazendo meu filme 1 e 2” para o lançamento de “Fazendo meu filme 3”! Já temos três datas confirmadas:

Dia 22 de outubro, 19h, na Leitura do Pátio Savassi, em BH.
Dia 11 de novembro, 19h, na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim, em SP.
Dia 12 de novembro, 19h, na Livraria da Travessa do Leblon, Rio de Janeiro.

Espero vocês!



Livros da autora:






7 comentários:

  1. Adorei a entrevista e fiquei louca para ler esses livros vou procurá-los! Dá uma passadinha no blog q tem post novo e sorteio! Bjinhusss!

    ResponderExcluir
  2. Oi,migah!!!Blz?!Desta vez vc se supero legal!A entrevista foi totalmente d+!!!
    bjKassss,
    Marú.

    ResponderExcluir
  3. Legal a entrevista, já tinha ouvido falar dos livros, parabens! vjxjzxjzjx

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista! Quero ler os livros, parecem ser ótimos!

    Beijos
    http://estiloemcapitulos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a autora e a entrevista!!! Vou procurar aki na minha cidade p/ ler, porém já tentei e se tiver tem poucos livros... BjoO

    ResponderExcluir
  6. Nossa, parabéns!!
    vc conseguiu vários novos leitores pra FMF hein?? rsrsrs
    a entrevista foi Otimaa!!

    ResponderExcluir