Maquiagem vencida


Eu simplesmente AMO comprar maquiagem! Porém, acontece que acaba que meu guarda-roupa fica CHEIO de produtos, sendo que eu uso a minoria...

Você também é do tipo de mulher, que não abre mão de jogar fora um produtinho? Um estojo de maquiagem que você ganhou faz tempo e continua usando até hoje? Ou tem pena de jogar aquele batom que você adora, que já acabou todo o bastão e você continua aplicando com o dedo? Isso pode ser um grande problema!

Você alguma vez já procurou saber se, aquela maquiagem que você ama já não está vencida? Ou você sabe e usa mesmo assim? A maior parte das mulheres, nem ligam para isso, e acham que uma maquiagem dura para sempre. É aí que se enganam...

Maquiagem vencida, pode causar alergias, infecções, espinhas, doenças de pele, conjutivite, entre várias outras doenças...


Algumas dicas fundamentais

# Geralmente, as maquiagens tem um prazo de validade de dois anos, quando fechadas. Após abrir a sua make, o prazo máximo da mesma é de seis meses, porém, os batons duram um pouco mais (cerca de dois anos).

# Bases em creme duram menos tempo do que as bases em pó porque são mais fáceis de sofrer contaminação. Uma base ou pó, contaminados, podem fazer com que as bactérias penetrem na pele, causando coceira, crises alérgicas, ardência e outros problemas de pele.

# Você sabia que, compartilhar a sua maquiagem com as amigas é quase tão perigoso do que usar maquiagem vencida? Tudo acontece porque bactérias, fungos e vírus começam a “caminhar” de pessoa pra pessoa. Um exemplo bem simples: sua amiga tem herpes mas você, mesmo assim, emprestou seu batom pra ela, depois de alguns dias nem se lembra do acontecido e usa o mesmo batom. Resultado: você corre o risco de, daqui uns dias, apresentar herpes labial.

# É sempre bom guardar a embalagem de onde veio sua make, mas, se por um descuido, você jogou fora, fique alerta à mudanças de cor, odor e consistência de sua maquiagem. Se você observa que sua base líquida está com um cheiro estranho, ou seu batom já não é mais o mesmo é sinal de que eles estão vencidos.


Outras dicas, também importantissimas:
- Leia todas as informações da embalagem.
- Não deixe o produto exposto ao sol, nem destampado por aí.
- Atenção à marca. Cheque com a sua dermatologista a procedência dos produtos manipulados.
- Prefira sempre maquiagem que já venha com filtro solar.
Tomando esses cuidados, não há problema em se maquiar. Mas nunca, nunca mesmo, durma maquiada.


Confira a validade dos produtos

Sombra e blush: Costumam ter uma validade de 18 a 24 meses, mas muitas mulheres usam o mesmo produto por até dez anos, indica a pesquisa da Debenhams. Jogue a maquiagem fora se ela mudar de cor e de textura ou se aparecerem pontos brancos, verdes ou cinzas, que indicam a presença de fungos.

Batom: Dura até dois anos, em média. O batom vencido pode deixar os lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno.

Rímel/máscara: A validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses. Farelos, mudança de cor ou ressecamento da tinta indicam que este produto está estragado. Não vale adicionar água ou óleo no tubo para prolongar a vida da maquiagem. Isto só aumenta a proliferação de bactérias.

Perfume: Você tem mania de colecionar perfumes? Pois saiba que estes produtos duram, em média, três anos. Se ficarem guardados no banheiro, sua vida útil pode cair pela metade. Para preservar as colônias, os eaus de toilettes e os parfums ao máximo guarde-os em ambiente seco e escuro.

Lápis de olho, de boca, delineadores: 1 ano e seis meses

Bases, cremes, hidratantes e demaquilantes: Duram geralmente, de 6 a 8 meses

Pincéis: Poucas mulheres têm o hábito de lavar os pincéis periodicamente. O problema é que eles podem virar o lar de vírus e bactérias de diversas doenças como a herpes. Os pinceis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da frequência do uso) com água morna e sabão neutro, o excesso de água deve ser retirado com papel ou toalha e eles devem secar ao ar livre.


Então mulheres, não tenham dó de jogar aquele linda maquiagem que você ganhou faz séculos no lixo, e lembrem-se daquele velho ditado: “às vezes o barato sai caro“.




5 comentários:

  1. Amor, me adiciona no msn: emily.amiga@hotmail.com, precisa falar com você! Beijos,

    placefame.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice! Adorei esse post! Ótima dica de o quê fazer com as makes vencidas! Devemos SIM ficar de olho na validade de cada make que temos para não sofrer qualquer problema depois.

    Um enorme abraço, Dayana Santiago

    ResponderExcluir
  3. Ain, pior que muita gente tem esses péssimos hábitos mesmo. Pior é que é quase impossível não compartilhar a maquiagem. Quantas vezes no desespero nós mesmas não pedimos emprestado? Ainda bem que minhas coisas não duram tanto assim a ponto de vencer a validade rsrs

    viciose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uma vez, eu tinha uma sombra que eu amaaaaaaava, mais usava só algumas vezes.
    Ela durou anooos, e vivia me dando alergia.
    Quando vi a validade, já estava vencida 1 ano!
    Joguei fora na hora!

    beijos

    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, eu tô começando nesse mundo de maquiagem ushuahs.
    Beijos,
    http://agathasplace.blogspot.com/

    ResponderExcluir