A Acne, popularmente conhecida como cravos ou espinhas, é uma doença inflamatória da pele. O aumento da produção de sebo obstrui o canal de secreção da glândula sebácea.
Essa obstrução acaba por formar o cravo, pontinho branco ou escurecido, que se manifesta principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Algumas vezes, esses poros obstruídos se infeccionam formando bolhas cheias de pus, conhecidas como espinhas.
2. O que causa as espinhas?
As espinhas geralmente são causadas por excesso de oleosidade da pele ou por ereditariedade
3. Por que elas aparecem mais na adolescência?
Porque a elevação de hormônios sexuais ocorre principalmente na adolescência. É essa elevação que aumenta a produção de sebo, obstruindo o canal de secreção da glândula sebácea.
4. Chocolate provoca espinhas?
Não. Não existe nenhum estudo científico que comprove que o consumo de chocolate provoque espinhas.
5.Comidas gordurosas provocam espinhas?
A alimentação não influencia diretamente no surgimento das espinhas, mas lembre-se: uma alimentação saudável e equilibrada favorece uma pele mais bonita e saudável.
6. Posso usar limão para “secar” as espinhas?
Não aplique limão nem algum tipo de plantas, sem consultar um profissional competente. O limão pode provocar sérias queimaduras na pele, principalmente quando exposta ao sol.
7. Posso espremer as espinhas?
Espremer as espinhas pode fazer com elas venham a infeccionar, piorando ainda a situação. Procure um dermatologista ou cosmetólogo para realizar a extração.
8. Deixam cicatrizes?
Sim! Principalmente se a extração (“espremer as espinhas”) for realizada incorretamente.
9. Por que algumas vezes as espinhas aparecem antes de uma prova ou de alguma festa importante?
O estresse pode acarretar em alterações fisiológicas no nosso corpo, resultando no aparecimento de espinhas.
10. Antes da menstruação é normal ter espinhas?
Sim. Na menstruação ocorre uma grande alteração hormonal, que se reflete na produção da secreção sebácea, causando acnes.
11. Como acabar com as espinhas?
Fique tranquilo(a), você não é o primeiro nem o último a sofrer com as espinhas. Procure um dermatologista para acompanhá-lo(a) na solução desse problemaExistem momentos em nossas vidas que acontecem coisas que não nos agradam nem um pouco, como por exemplo, uma espinha na ponta do nariz. Para quem está passando pela puberdade e o rosto está cheio de espinhas, é até normal você olhar, pois é algo da adolescência, mas para aquelas pessoas que possuem peles lisinhas e de um dia para outro está com aquela esfera bem na ponta do nariz, realmente é estranho e com certeza muito incomodante para a pessoa.
Essas espinhas geralmente são causadas por excesso de oleosidade da pele ou por ereditariedade.
Para acabar, ou ao menos diminuir as espinhas, mantenha a pele sempre limpa e procure usar um sabonete neutro.
Caso as espinhas forem muitas, é bom consultar um dermatologista, pois ele saberá de indicar o melhor tratamento para sua pele.
Espero ter ajudado!!!